Voltar
Grupo Respol adquiriu Forchem

Grupo Respol adquiriu Forchem

O Grupo Respol, uma referência na produção e comercialização de resinas de derivados da colofónia, concluiu hoje a aquisição, ao fundo de private equity finlandês MB Funds, do grupo finlandês Forchem Oy, empresa de referência a nível europeu na produção de derivados de crude tail oil, com presença, para além da Finlândia, nos mercados europeus mais relevantes, como a Alemanha, França e Reino Unido.


Com a aquisição da Forchem, o Grupo Respol - com uma história de 40 anos no sector resineiro e que vem construindo uma posição de referência no mercado internacional de derivados colofónia desde 1993 - dá um passo decisivo na sua estratégia de internacionalização global, através de um processo de integração vertical do qual emergirá um player de referência a nível mundial, contribuindo também para a consolidação do setor.


Esta mesma ideia foi transmitida pelo presidente e acionista maioritário do Grupo Respol, Manuel B. Costa, que destacou, entre outros benefícios inerentes à aquisição da Forchem, a criação de um grupo internacional com sinergias decorrentes da integração dos dois negócios, fatores estratégicos que permitirão ao Grupo Respol uma capacidade de responder às expetativas dos seus clientes num mercado cada vez mais exigente.Acrescentou, ainda, a relevância da presença de mais uma empresa portuguesa nos mercados internacionais nas áreas de adesivos e hot melts, tintas de impressão, revestimentos, mercado de cosmética, indústria de borrachas e de papel, para além de matérias-primas para as mais variadas aplicações, através da forte presença na Finlândia, país com uma singular tradição no setor.


O MB Funds, por seu turno, sublinhou o facto de com o Grupo Respol, a Forchem Oy passar a ser detida por um grupo com uma lógica industrial, o que permitirá o desenvolvimento da operação da Forchem no futuro.


A assessoria financeira e legal do Grupo Respol na transação foi coordenada pela KPMG Portugal e pela Uría Menéndez-Proença de Carvalho. O MB Funds, por sua vez, teve como assessor legal a Bird & Bird.

Helsínquia, 30 de setembro de 2013

Voltar